Vamos conversar?

Mini Friends

Diferenciação e impacto – a fórmula para o reposicionamento

As rações da Zootekna para répteis e peixes de aquário vinham apresentando vendas abai-xo de seu potencial. O mercado é concorrido e nele atuam muitos players nacionais e es-trangeiros, mas a qualidade dos produtos da Zootekna justificava uma participação bem maior.

O que Fizemos?

Pesquisa

Análise do mercado

Estratégia de marca

Logotipo

Identidade visual

Design de embalagem

Material de apoio a vendas

As missões da Fancio?

Em um trabalho anterior, criamos para a linha de ração para roedores o nome RealFriends. Para manter a coerência das nomenclaturas, as linhas para peixes e répteis receberam o nome MiniFriends, que destaca a amizade e a proximidade associadas ao universo dos pequenos mascotes.

Desenvolvemos uma marca atraente, flexível, divertida e expansível, com variações gráficas planejadas e harmoniosas para ambas as linhas.

Outro importante ponto foi o design estrutural, com a definição, em conjunto com o cliente, do tipo de frasco, material, formato, cor e acabamento que seriam utilizados, bem como a adoção de uma tampa dosadora.

Desenvolvendo a estratégia

Realizamos um estudo longo e extenso em vários pontos de venda de Campinas e Indaiatuba, para entender a atuação do cliente, mapear todos os concorrentes, suas marcas e produtos e observar o comportamento do consumidor. Detectamos oportunidades e definimos os pontos estratégicos que iriam direcionar o design.

A oportunidade encontrada

Os produtos da Zootekna tinham um visual muito desatualizado e pouco atrativo. Para ter sucesso nessa oportunidade, o projeto dependeria do reposicionamento do produto com o uso estratégico da ferramenta embalagem.

O conhecimento e habilidade da Fancio na coleta e análise das informações, somados à profunda experiência da Zootekna e sua disposição de evoluir sempre, foram fundamentais para a definição do caminho e o aproveitamento das oportunidades identificadas.

O nome e a estrutura

Em um trabalho anterior, criamos para a linha de ração para roedores o nome RealFriends. Para manter a coerência das nomenclaturas, as linhas para peixes e répteis receberam o nome MiniFriends, que destaca a amizade e a proximidade associadas ao universo dos pequenos mascotes.

Desenvolvemos uma marca atraente, flexível, divertida e expansível, com variações gráficas planejadas e harmoniosas para ambas as linhas.

Outro importante ponto foi o design estrutural, com a definição, em conjunto com o cliente, do tipo de frasco, material, formato, cor e acabamento que seriam utilizados, bem como a adoção de uma tampa dosadora.

Antes

X

Depois

Os conceitos

Nos pontos de venda, nenhuma marca se destacava nem pelo uso das cores nem pelo tipo de embalagem. Identificada essa deficiência, desenvolvemos quatro conceitos iniciais, todos definidos com base na estratégia de design e capazes de romper positivamente com o padrão visual morno e indistinto que predominava, e assim levar os MiniFriends ao lugar que eles mereciam.

Mas e agora?

A apresentação dos possíveis caminhos gerou uma doce dificuldade para a diretoria do cliente: como escolher o conceito ideal? As diferenças entre as opções apresentadas, além de elevarem a percepção de valor da marca a um patamar antes não imaginado, desafiaram a argumentação para a definição da escolha final.

A aposta

Trabalhando em colaboração e sintonia com a equipe da Zootekna, utilizamos modelos reais das embalagens (mock-ups) e fizemos simulações digitais dos produtos no PDV, para definirmos a solução de design que melhor resolveria o problema e também para antevermos a extensão para todos os produtos: 6 tipos de peixes distribuídos por 14 tipos de tamanho e peso, mais 4 tipos de répteis distribuídos por 9 tipos de tamanho e peso.

Bingo!

Com uma identidade visual marcante e presença destacada no ponto de venda, o produto final agregou enorme valor à empresa e superou totalmente as expectativas de todos, desde a diretoria até a equipe comercial. A excelente aceitação pelos lojistas e distribuidores resultou em um crescimento significativo das vendas. O resultado abriu o horizonte dos diretores para a compreensão de que a força do design estratégico é uma ferramenta poderosa, capaz de conquistar corações, mentes, participação de mercado e novos negócios.

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